Escritura Pública de Re-ratificação

Consulta:

Temos seu parecer de que, após registrado título, não se pode através de averbação recuar no tempo e alterar as partes essenciais do registro (partes, preço e objeto), no entanto foi apresentada uma escritura pública de re-ratificação para constar que a data da lavratura do ato já registrado ficou consignada equivadamente (16/11/2011 por 16/11/2012).
Neste sentido, é possível proceder tal averbação???
31 de Março de 2.012.

Resposta: A rigor, a data da lavratura da escritura não pode ser alterada, porque eventualmente poderia ter repercussões de ordem patrimonial tanto em relação ao adquirente (casamento/comunicação), como em relação ao transmitente (fraude a credores, a execução, indisponibilidade, etc.).
No entanto, no caso em questão como o que se pretende retificar é a data em foi lavrada a escritura de 16/12/2.012 para 16/11/2.011 que é a data correta, a retificação será possível, pois a data que constou do título (16/12/2.012) ainda não existe, ou seja, não chegamos a ela, o que irá ocorrer somente daqui sete meses e alguns dias.

É o parecer sub censura.
São Paulo Sp., 02 de Abril de 2.012.

One Reply to “Escritura Pública de Re-ratificação”

  1. O cartorio de registro de imoveis nao poderia ter registrado tal escritura com data de lavratura porterior a data do registro. A data de alienação constante da DOI tbm deve ter sido informada equivocadamente, cabendo ai uma emissão de DOI retificadora, para dirimir futura dor de cabeça por parte dos contratantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *